Galera do Paulo Freire |
A escola compõe seu corpo docente, com professores efetivos do Estado, contratados PST e IEL. Nem todos os docentes são licenciados por área. Do total de 20, tem-se que 9 possuem nível superior completo com pós-graduação, 5 possuem nível superior completo sem pós- graduação, 3 possuem nível superior incompleto e 3 possuem Ensino Médio completo (curso de magistério).
Na Secretaria atuam três Agentes Administrativos e uma Técnica Administrativa – com formação: Ensino Médio (Magistério).
Compondo o quadro de servidores gerais, tem-se um Porteiro (analfabeto); um Vigilante Noturno (Ensino Fundamental); duas Zeladoras (Ensino Fundamental) e duas merendeiras (Ensino Fundamental).
Todos os segmentos integrados à equipe escolar se interagem em busca de alcançar no máximo as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96) e Constituição Federal de 1998 na íntegra. Seguindo os fundamentos teóricos: Psicológico, Sociológico, Filosófico e Legais e ensejando o objetivo geral da educação: promover o pleno desenvolvimento do educando.
Entretanto, não se consegue alcançar na sua totalidade este objetivo geral. Nesse contexto vê-se que alguns buscam uma escola que integre o conhecimento ao conhecimento exigido pela sua comunidade, outros apenas a certificação de escolaridade e outros são indiferentes. Também a equipe escolar não está capacitada em determinados aspectos tais como as inovações tecnológicas para atender esta demanda escola/sociedade.
Busca-se, portanto uma otimização desse fato através de uma gestão mais democrática e participativa – que vise articular a família/aluno/professor – respeitada a função social e instrucional da escola. Pois se faz necessário respeitar valores como igualdade de direitos para inclusão social, solidariedade e principalmente a dignidade humana.
Assim, foram traçadas metas pela equipe gestora (direção, corpo docente, funcionários, alunos, colegiado escolar) que definem as linhas básicas da proposta pedagógica da escola: redução do índice de recuperação paralela e conseqüente eliminação da recuperação final; minimização das ausências nos períodos letivos e nos programações extras na escola; aumento do melhor desempenho apresentado pelo alunado e pelo corpo docente; desenvolvimento do programa de dependências e de recuperação paralela em turno oposto (Programa de Ressignificação da Progressão Parcial); Conselho de Classe por unidade de estudos (bimestral); gerenciamento de ações sócio-educativas; implementação e utilização de TV pen-drive e da Internet em pesquisas; reivindicação e acompanhamento de cursos de capacitação dos professores; solicitação de recursos materiais e humanos; reivindicação de mais espaços físicos cobertos; solicitação de mais verbas aos órgãos competentes; parcerias com a Prefeitura e Empresas da Comunidade Local; funcionamento de Colegiados; parceria com Escola de Informática; a busca da qualidade e ressingnificação do processo de ensino-aprendizagem com base nas linhas interacionistas e construtivistas didático-pedagógico, pela unidade, objetividade e flexibilidade dos programas curriculares; utilização de fluxogramas de ações docentes e discentes eliminando a repetência; redução das indisciplinas via estudo dos direitos e deveres do estudante / do estatuto interno / da declaração universal dos direitos humanos / da Constituição.
Também por meio de estabelecimento de regras de condutas preestabelecidas por ambas as partes inseridas no sistema de Ensino Médio deste estabelecimento; manutenção sempre atualizada de pastas e livros de registros intrínsecos ao funcionamento do colégio; remanejo de alunos e de turmas de alunos; manutenção do uniforme padrão da unidade escolar; elaboração do cronograma de períodos letivos e de uso de informática; reivindicação de apoio técnico nas diversas áreas; inventariando recursos; condicionando o melhor funcionamento escolar possível; perseguindo os projetos governamentais, o PDDE<PDE>PPP, inclusive os Projetos AVALIE, FACE, TAL, AVE, JERPE e outros; assistindo às avaliações; fomentando ENEM e/ou vestibulares, concursos, olimpíadas; efetivação de Análises e avaliações em planejamento por área de estudo e/ou disciplina, elaboração de ementas/planos e projetos curriculares ensejando efetuação das atividades complementares; construção de cronogramas das festividades escolares, das reuniões pedagógicas; programação do desenvolvimento esportivo/artístico e científico (campeonatos esportivos, feiras de artes e ciências), bem como efetivação de concurso de redação inserida no programa escolar.
Quadro funcional
Nome | Cargo | Formação básica | Especialização(ões) | Carga horár | Turno de trabalho | Vínculo |
Maisa R. Ribeiro de Andrade | Diretora | Química | Psicopedag. Instituc. | 40 h | Mat e not | Estadual |
Júlio Cezar dos Santos | Vice-diretor | Pedagogia | Didática | 40 h | Mat e not | Estadual |
Maria Edinícia de Barros | Professora | Geografia | Planej. Educacional | 40 h | Mat e not | Estadual |
Cleunice Maria de Barros | Professora | Ciências | Planej. Educacional | 40 h | Mat e not | Estadual |
Miralma Rodrigues Ribeiro | Professora | Normal Superior | Psicopedag. Instituc. | 40 h | Mat e not | Estadual |
Angélica Aparecida R. Lopes | Professora | Magistério | xxxxx | 40 h | Mat e not | Estadual |
Mª das Graças C. R. da Silva | Professora | Matemática | Psicopedag. Instituc. | 40 h | Mat e not | Estadual |
Edna Rocha Ribeiro | Professora | Física | xxxxxx | 20 h | Mat | Estadual |
Cleonésio Ribeiro de Souza | Professor | História-cursando | xxxxxx | 40 h | Mat e not | Estadual |
Cleomira Ribeiro de Souza | Professora | Letras | Literatura | 40 h | Mat e not | Estadual |
Isnaldo Pereira Nunes | Professor | Pedagogia | xxxxxx | 40 h | Mat e not | Estadual |
Elizabeth Rocha Cardoso | Professora | Letras | Literatura | 40 h | Mat e not | Estadual |
Ronaldo Bandeira da Silva | Professor | Letras | Literatura | 40 h | Mat e not | Estadual |
Élito Gutemberg Cardoso | Professor | Educação Física | xxxxxx | 40 h | Vesp. | Municipal |
Ricardo Monfardini | Professor | História | xxxxxx | 20 h | Mat e not | Municipal |
Rita de Cássia dos S. Lacerda | Professora | Geografia-cursand | xxxxxx | 20 h | Mat e not | IEL |
Eulita Carmônia de Oliveira | Professora | Ciências | Psicopedag. Instituc. | 20 h | Mat e not | IEL |
Lana Lúcia dos Anjos Silva | Professora | Magistério | xxxxxx | 40 h | Mat e not | Estadual |
Leliana Costa Gonçalves | Aux. Administ. | 1º grau | xxxxxx | 40 h | Mat | Estadual |
Tânia F. Andrade da Silva | Aux. Administ. | Magistério | xxxxxx | 40 h | Not | Estadual |
Creuza Maria N. Rocha | Aux. Administ. | Geografia-cursand | xxxxxx | 40 h | Not | Estadual |
Fidelcino da Silva de Jesus | Porteiro | Analfabeto | xxxxxx | 40 h | Mat e not | PST |
Delminda Laureano de Jesus | Serviços gerais | 1º grau | xxxxxx | 40 h | Mat vesp | PST |
Maria Tânia de O. dos Santos | Serviços gerais | 1º grau | xxxxxx | 40 h | Mat vesp | PST |
Rosineide R. de Souza | Serviços gerais | Ensino Médio | xxxxxx | 40 h | Mat e not | PST |
Selma Barbosa Santos | Serviços gerais | 1º grau | xxxxxx | 40 h | Mat e not | PST |
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