Caracterização da Escola


O Colégio Estadual Professor Paulo Freire, institucionalizou-se como escola de Ensino Médio em 2005, sendo criado por meio da Portaria da SEC nº 15.810, publicado em Diário Oficial de 18 novembro deste ano. No entanto, sua clientela só foi constituída em fevereiro de 2006, quando da sua inauguração e a maioria dos docentes não se encontrava habilitada para atuar neste nível de ensino, pois tinha apenas o magistério como formação.

O colégio está situado à Rua Itapuã, S/N, Bairro Nova Brasília, no município de Ibirapuã-Ba e está assentado numa área territorial de 6.300m2. A área construída perfaz 70m2 nas laterais e 90m2 frente e fundo. Funciona sob a jurisdição da Direc 09 e promove curso de Formação Geral. Seu nome foi escolhido pela direção e professores em homenagem ao mestre Paulo Freire, professor de renome nacional, que pregava para a educação de jovens e adultos os mesmos objetivos que a equipe deste Estabelecimento de Ensino prega.

A história desta escola está sendo escrita através do corpo docente que embora não estando com embasamento e conhecimento teórico apropriados quando da sua criação, dedicou-se e dedica-se incessantemente para uma melhoria no seu desempenho e conseqüentemente fornecimento com segurança de subsídios tão necessários aos alunos para o desenvolvimento de suas habilidades e aptidões.  Também contribuem o corpo discente, que transmitiu a compreensão com relação à problemática e o auxílio nas mais diversas formas. A comunidade que abraça a escola tanto na manutenção financeira quanto na participação das atividades realizadas, é parte integrante deste processo. Os órgãos municipais (Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Ação Social) dando uma lição de solidariedade e parceria, fazendo-se compreender que a divisão das esferas não os isenta do compromisso com a educação em nível de município, dão sua parcela de contribuição. Os auxiliares de serviço que muitas vezes são sobrecarregados em suas tarefas diárias, ao dedicarem-se com muito entusiasmo, força e coragem para superação dos entraves existentes, com certeza também estão contribuindo para a construção desta história.

O Colégio Estadual Professor Paulo Freire é uma escola nova, que busca superar as dificuldades e deficiências do ensino-aprendizagem e, com certeza, escreverá sua história com base na metodologia idealizada e defendida do seu patrono.

Um comentário:

  1. Olá Maisa,

    Parabéns pelo avanço! Você é 10+!!! Encaminhei uma mensagem para você através do ambiente. Não deixe de me responder, please!

    abraços,

    Lúcia

    ResponderExcluir